quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O Gigante do Japão (Dai-Nipponjin/Big Man Japan)


Título: O Gigante do Japão
Título Original: Dai-Nipponjin/Big Man Japan
Ano: 2009
País: Japão
Direção: Hitoshi Matsumoto
Roteiro: Hitoshi Matsumoto
Elenco: Hitoshi Matsumoto (Masaru Daisatô/Gigante); Riki Takeuchi (Haneru-no-jû); Ua (Manager Kobori); Ryûnosuke Kamiki (Warabe-no-jû); Haruka Unabara (Shimeru-no-jû)



Bom, nem sei como começar a falar desse filme. Quando terminei de vê-lo, parecia que eu tinha passado as últimas horas drogado e tendo alucinações. O filme é uma bizarra comédia japonesa sobre um dos grandes ícones da cultura daquele país: mosntros gigantes. Confesso que pra ver esse filme você tem que ter um pouco de espírito japonês e ser suscetível a aceitar coisas bizarras e surreais sem muito questionamento e incômodo. Bem, vamos lá então.

Primeiramente a estória do filme. Daisato é um pacato japonês que vive sozinho no subúrbio de Tóquio. A trama começa com uma equipe de uma emissora de tv japonesa filmando a sua vida para um documentário. Tudo parece normal: Daisato vive sozinho, tem um gato de estimação, é divorciado, tem uma filha que vê as vezes. Até que somos apresentado a sua habilidade: transformar-se em um gigante com 30 metros de altura e defender o Japão lutando contra monstros de igual tamanho, que atacam o país. Seria como se o Ultraman fosse uma pessoa comum. Praticamente um "Watchmen" japonês, guardadas as devidas proporções.

Daisato herdou essa capacidade de seus antepassados, mas embora seus atos sejam heroicos, ele não consegue popularidade em seu país, diferente de seus antepassados, que eram adorados e reverenciados pelo povo japonês. Apesar disso, ele convive com a responsabilidade de defender o seu país. Para sobreviver, Daisato usa enormes adesivos e tatuagens em seu corpo quando luta com os monstros, lutas que são transmitidas pela tv japonesa, vendendo o espaço para patrocinadores. Tendo que conviver com a audiência cada vez mais ruim de seus feitos na tv, a descrença do povo japonês, sendo culpado por danos a propriedades, além dos problemas familiares (incluindo um avô que tanbém tem a habilidade de se tornar um gigante) que enfrenta, Daisato prossegue enfrentando os monstros que vão chegando.


O documentário acompanha o dia-a-dia normal de Daisato, normal até que um monstro apareça, quando então ele parte para uma instalação do Governo, onde veste uma sunga gigante e recebe uma descarga elétrica, transformando-se então no Gigante do Japão. Com o cabelo espetado (presumo que por conta do choque elétrico), armado com um cacetete e com o corpo coberto de anúncios de patrocinadores, ele parte para enfrentar os monstros. Quando os derrota, uma misteriosa luz desce dos céus e leva o "espírito" do monstro.


Os efeitos em CGI que geram os monstros e o Gigante são outro atrativo do filme. Deliberadamente toscos e bizarros, os efeitos são muito bons. Os monstros também são um espetáculo bizarro a parte: um dos mosntros arranca os prédios da cidade e coloca ovos sob eles; outro é composto apenas de uma perna e um rosto e fica saltando pela cidade; o monstro "fedorento" emite um cheiro insuportável; e também há o temível monstro "vermelho". E no meio disso tudo, Daisato ainda tem que lidar com seu avô que foge do asilo e se torna um gigante, passando a vagar pela cidade.

O ato final é uma das coisas mais sem noção que já vi em um filme. É uma homenagem (ou crítica) muito engraçada e tosca aos Ultramans/Ultrasevens. Talvez o filme faça realmente uma crítica a esse complexo de inferioridade japonês, que acaba se refletindo na cultura nipônica (os grandes olhos dos personagens dos animes, robôs gigantes nos Tokusatsus, godzilla, etc). Mas no final o que temos é um retrato da grandiosidade do cinema japonês, que é capaz de oferecer e produzir sem medo algo nunca antes visto.

Curiosidade: Hitoshi Matsumoto é o diretor, escritor e protagonista do filme, e é o comediante mais conhecido no Japão. Outros comediantes japoneses, que fazem parte do mesmo grupo dele, fazem o papel dos monstros no filme.


4 comentários:

  1. Não assisti ainda, então não tenho como comentar!! Mas pelas fotos, o filme só podia ser japponês mesmo, né??? Japa tem cada uma!!! Parece ser bem tosco, mas pra quem sempre assistiu enlatados japonês com aqueles monstros gigantes, acredito que seja uma viagem!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É tão tosco que deu vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o cara parece meio gordinho quando vira gigante!!!!

    ResponderExcluir
  4. poxa eu acabei de assistir e gostei pacas e uma viagem muito doido esse filme poxa mais não da para dizer que ele e um filme ruim pois arranca bastantes gargalhadas baixem e confira ok,so fica a duvida se ja tem ou haverar uma continuação?

    ResponderExcluir